Un chien andalou

| sexta-feira, 10 de dezembro de 2010 | |
  Un chien andalou (Um cão andaluz) é um filme surrealista lançado em 1928 na França e dirigido/escrito por Luis Buñuel e Salvador Dalí. É considerado o maior representante do cinema experimental surrealista, embora exista outros filmes do gênero. O filme não possui lógica de acontecimentos, não a uma ligação entre as cenas, pois logo Un chien andalou foi feito baseado na lógica dos sonhos, onde muitos não pareçem ter sentido. Além de que o filme também foi baseado em conceitos da psicanálise de Freud, como o inconsciente e as fantasias. Não é presente uma sinopse coerente do filme, mas alguns críticos resenham o filme indicando que seu enredo seria uma viagem à mente perturbada de um assassino e as suas confissões traduzidas em imagens, porém, tal interpretação é vaga, pois por se tratar de uma história surrealista, o senso e a ordem natural das coisas são ausentes.
 A primeira cena mostra uma mulher que tem seu olho cortado por uma navalha por um homem. O homem com a navalha é interpretado pelo próprio Buñuel. Numa cena seguinte aparecem formigas saindo da mão do ator, uma possível alusão literária à expressão francesa fourmis dans les paumes (formigas nas mãos) que significa "um grande desejo de matar".
 O filme foi divido em duas partes, assista e tire suas conclusões:





É possível contar quantas metáforas foram empregadas ai?


0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar leia.

-Não será tolerado palavrões, todo tipo de gore é válido, mas palavras de baixo calão, por favor né.

-Não será tolerado divulgações de sites com conteúdo improprio, com exceção de sites que façam você vomitar.

-Apenas faça comentários relacionados as postagens, ofensas direcionadas à minha mãe, me mande um e-mail.

Caso quebre alguma dessas regras,seu comentário sera excluido,e você irá acordar dentro de um banheiro acorrentado tendo que cortar a própria perna.